Ainda em 2013, mediante muito empenho do nosso mandato, conseguimos impedir a instalação de uma praça de pedágio na BR-040 entre o Jardim Canadá e o Alphaville. O apoio jurídico dos advogados Gustavo Tostes e Sibele Barony foi fundamental para impedirmos esse absurdo.
De 2015 para cá, cobramos severamente da concessionária o cumprimento do contrato de privatização. Até hoje não iniciaram as obras de duplicação nas proximidades de Belo Horizonte, Nova Lima e Itabirito, onde fica localizado o trecho com o maior número de acidentes. Mediante nossa cobrança, uma série de medidas foram adotadas, como a instalação de tachinhas luminosas (olhos-de-gato) do Anel Rodoviário de BH até o Alphaville, além de intervenções para reduzir a aquaplanagem. Mais recentemente, a PRF Polícia Rodoviária Federal notificou a concessionária para novas providências. Também exigimos que a Prefeitura de Nova Lima fizesse a sua parte, e finalmente ela se comprometeu em realizar a manutenção e melhoria da iluminação na rodovia nos próximos 90 dias.
Mas não podemos descansar! No congresso nacional, como DEPUTADO FEDERAL, poderemos exigir com mais ênfase a renegociação da concessão da BR-040, de modo que a nova licitação de concessão estabeleça a obrigatoriedade contratual de priorizar o início imediato da duplicação e da instalação de barreira divisória (New Jersey) entre as pistas de sentido opostos.